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Medidas de Posição

Fórmulas e cálculos da média, moda e mediana e lista de exercícios

Conrad Elber Pinheiro
Professor Guru
Atualizado em 10/07/2023

Conteúdo da página

Introdução 
1. Média 
       Média - Caso I: Dados não agrupados
       Média - Caso II: Dados agrupados sem intervalos de classe 
       Média - Caso III: Dados agrupados com intervalos de classe 
2. Moda (Mo) 
       Moda - Caso I: Dados não agrupados 
       Moda - Caso II: Dados agrupados sem intervalos de classe
       Moda - Caso III: Dados agrupados com intervalos de classe
3. Mediana (Md) 
       Mediana - Caso I: Dados não agrupados
       Mediana- Caso II: Dados agrupados sem intervalos de classe
       Mediana - Caso III: Dados agrupados com intervalos de classe 
4. Exemplos resolvidos: média, moda e mediana
5. A média é representativa? 
6. Lista de Exercícios 
Respostas dos Exercícios  

Apostila sobre Medidas de Posição

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Introdução

Depois de se fazer a coleta e a representação dos dados de uma pesquisa, é comum analisarmos as tendências que essa pesquisa revela. Assim se a pesquisa envolve muitos dados, convêm sintetizarmos todas essas informações a um mínimo de parâmetros que possam caracterizá-la. Esses parâmetros podem ser de:

- centralização: média aritmética, mediana e moda.

- separatrizes: mediana, quartis e percentis.

E também, utilizamos as medidas de dispersão que serão vistas posteriormente: intervalo de variação, desvio médio, variância e desvio padrão.

1. Média

A média caracteriza o centro da distribuição de frequências, sendo, por isso uma medida de posição. Podemos definir vários tipos de médias de um conjunto de dados, temos a média aritmética, a média geométrica, a média harmônica, etc.

 Aqui, trabalharemos exclusivamente com a média aritmética (simples ou ponderada).

É comum distinguirmos, em termos de notação, a média amostral e a média populacional, embora o cálculo de ambas seja o mesmo e apresente, portanto, o mesmo resultado. As notações para a média populacional e média amostral são:

notações para a média amostral (x barra) e média populacional (mi)

Há três formas para calcular a média. Isso depende de como está o nosso conjunto de dados: não agrupados, agrupados sem classes ou agrupados com classes.

Importante

Nunca devemos arredondar o valor da média, mesmo que esse número não faça, aparentemente, sentido. Por exemplo: se calculamos que o número médio de filhos é 1,8, não devemos arredondar para 2. Embora não faça sentido falarmos em 1,8 filhos por família, pense em 18 filhos (em média) a cada 10 famílias, ou, ainda, 180 filhos, em média, a cada 100 famílias. Agora, o número médio passa a ter um sentido “prático”.

FIQUE DE OLHO

A média não deve ser arredondada! Valores decimais podem não fazer sentido para a variável em estudo, mas para a média, tais valores fazem sentido (veja o tópico “Importante” anterior).

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Média e arredondamento

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Média - Caso I: Dados não agrupados

Para uma sequência numérica X: x1, x2, …, xn, a média aritmética simples, tanto amostral quanto populacional, é definida por:

fórmula da média populacional e amostral - caso I

Exemplo

Calcular a média da série  X : 2, 0, 5, 3.

Aplicando a fórmula:

cálculo da média - caso I - exemplo

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Média para dados brutos ou em ROL

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Média - Caso II: Dados agrupados sem intervalos de classe

Se os dados estão apresentados na forma de uma variável discreta faremos a média aritmética ponderada considerando as frequências simples de fi como sendo as ponderações dos elementos xi correspondentes:

Assim a fórmula para o cálculo da média é:

fórmula da média populacional e amostral - caso II

Exemplo

Considerando a distribuição:

xi

fi

2

1

4

3

5

2

total

6

cálculo da média - caso II - exemplo

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Média para dados agrupados sem classes

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Média - Caso III: Dados agrupados com intervalos de classe

Quando os dados estão agrupados com intervalos de classes, ou seja, quando se trata de uma variável contínua, se aceita, por convenção, que as frequências se distribuem uniformemente ao longo da classe e que, portanto, o ponto médio da classe é o valor representativo do conjunto. Neste caso a média será calculada fazendo a média aritmética ponderada considerando as frequências simples de fi como sendo as ponderações dos elementos correspondentes, onde x i  é o ponto médio do intervalo. Assim, a fórmula para o cálculo da média é a mesma que a do caso II:

fórmula da média populacional e amostral - caso III

RELEMBRE

Ponto médio de uma classe (xi) corresponde à soma do limite inferior com o limite superior dessa classe, dividindo o resultado por 2. Ou seja:

Ponto médio = xi = (LI+LS)/2

Exemplo

Considere a distribuição:

classe

fi

xi

180 |― 200

4

190

200 |― 220

18

210

220 |― 240

10

230

240 |― 260

5

250

260 |― 280

3

270

total

40

---

cálculo da média - caso III - exemplo

ATENÇÃO!

A média é um valor que deverá ser sempre maior ou igual ao menor valor do seu conjunto de dados e, ao mesmo tempo, será sempre menor ou igual ao maior valor do seu conjunto de dados. Ou seja:

Mínimo ≤ Média ≤ Máximo    

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Média para dados agrupados em classes

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2. Moda (Mo)

A moda de uma série de valores é o valor de maior frequência absoluta, ou seja, o valor que aparece o maior número de vezes na distribuição. Fique atento: moda é um valor, ou seja, x i . Moda NÃO é a frequência (f i )!

Assim como no caso da média, vamos considerar três casos para obtermos a moda.

Moda - Caso I: Dados não agrupados

Exemplo 1

Dada a série: 2, 0, 0, 5, 3, observamos que o valor 0 ocorreu duas vezes. Logo, Mo = 0. Neste caso, o conjunto é chamado de unimodal.


Exemplo 2

Seja o ROL: 1, 2, 5, 7, 12,18, notamos que não existe um valor que apareça mais vezes. Neste caso, dizemos que a série de dados é amodal (não há moda).


Exemplo 3

Dada a série: 1, 1, 2, 2, 2, 3, 3, 3, 4, 5, 5, 6, vemos que os valores 2 e 3 ocorreram três vezes cada um. Neste caso, temos dois valores modais, ou seja, Mo = 2 e 3. A série é dita bimodal.

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Moda para dados brutos ou em ROL

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Moda - Caso II: Dados agrupados sem intervalos de classe

Exemplo

Considerando a distribuição:

xi

fi

2

1

4

3

5

2

total

6

A maior frequência é 3, que corresponde ao valor 4. Logo, Mo = 4.

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Moda para dados agrupados sem intervalo de classe

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Moda - Caso III: Dados agrupados com intervalos de classe

Neste caso, a classe que apresenta a maior frequência é denominada classe modal. No caso de distribuição de frequências em classes de mesma amplitude, a moda corresponde a um ponto pertencente à classe modal dado pela fórmula de Czuber:

com

D 1  = f Mo  – f ant

D 2  = f Mo  – f post

em que:

LMo  =  limite inferior da classe modal

fMo = frequência absoluta da classe modal

fant = frequência absoluta da classe imediatamente anterior à classe modal

fpost = frequência absoluta da classe imediatamente posterior à classe modal

h = amplitude da classe modal

ATENÇÃO!

Nas fórmulas anteriores, perceba que sempre teremos D1 ≥ 0 e D2 ≥ 0 , pois fMo é a maior frequência absoluta da tabela.   

Consequentemente, fant e fpost serão, necessariamente, menores ou iguais a fMo.  

Portanto, não faz sentido obtermos valores negativos para D1 ou D2!

Exemplo

Considere a distribuição:

classe

fi

x i

180 |― 200

4

190

200 |― 220

18

210

220 |― 240

10

230

240 |― 260

5

250

260 |― 280

3

270

total

40

---

Inicialmente, devemos localizar a CLASSE MODAL, ou seja, a classe que conterá a moda. Ela corresponde ao intervalo que possui maior frequência. No caso: 200 |― 220. Feito isso, basta aplicarmos a fórmula de Czuber:

LMo  =  200

fMo = 18

fant = 4

fpost = 10

h = 220-200 = 20

Logo:

D1 = 18 – 4 = 14

D2 = 18 – 10 = 8

A moda será:

FIQUE DE OLHO

Perceba que o valor 212,7 está dentro da classe modal definida inicialmente ( 200 |― 220). Caso não estivesse, possivelmente houve algum erro de cálculo ou na substituição dos valores na fórmula!

ATENÇÃO!

A moda, no caso III, não precisa ser um dos valores da distribuição e não deve ser arredondada!

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Cálculo da Moda para tabelas com classes

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3. Mediana (Md)

A mediana de um conjunto de valores, colocados em rol, é o valor situado de tal forma no conjunto que o separa em dois subconjuntos de mesmo número de elementos (elemento que ocupa a posição central).  Em outras palavras, tendo-se um conjunto de dados ordenados de maneira crescente (ROL), a mediana é o valor que separa os 50% dos menores dados dos 50% maiores.

Mediana - Caso I: Dados não agrupados

Exemplo 1:  CASO ÍMPAR

Sejam os resultados de 5 lançamentos de um dado: 2, 4, 4, 5, 6. A mediana corresponde ao valor 4, visto que ele é o valor central, deixando 2 dados à sua esquerda e 2 à sua direita. Assim, Md = 4.

Note que n=5 (ímpar). A posição ocupada pela mediana é a 3ª. Essa posição poderia ser obtida da seguinte forma:

Mediana - Exemplo 1 - caso ímpar

Ou seja, a mediana ocupa a 3ª posição que corresponde ao valor Md=4.

Exemplo 2: CASO ÍMPAR

Sejam as idades de 9 pessoas: 37, 28, 40, 41, 45, 37, 37, 41, 44.

Colocando os dados em rol temos: 28, 37, 37, 37,  40, 41, 41, 44, 45.

A mediana corresponde ao valor 40 (ou seja, idade), pois há quatro valores à esquerda de 40 e quatro valores à direita de 40. Assim, Md=40.

Perceba que a posição ocupada pela mediana é a 5ª. Utilizando o mesmo raciocínio do exemplo anterior, podemos obter essa posição através do seguinte cálculo:

Logo, a mediana ocupa a 5ª posição que corresponde ao valor Md=40.

Exemplo 3: CASO PAR

Considere o número de filhos de 6 famílias: 0, 0, 1, 2, 3, 3. Perceba que a mediana não poderia ser 1, pois deixaria dois valores à esquerda e três à direita. Da mesma forma, a mediana não poderia ser 2, pois deixaria três valores à esquerda e dois valores à direita. Dessa forma, a mediana será a média aritmética dos dois valores centrais:

(NUNCA arredondar o valor da mediana!)

Observe que a mediana corresponde à média dos valores que ocupam a 3ª e 4ª posições. Essas posições podem ser obtidas da seguinte forma:

Novamente, vamos ressaltar: a 3ª posição é ocupada pelo valor 1; a 4ª posição é ocupada pelo valor 2. A mediana é, portanto, a média aritmética desses valores, ou seja, é o valor 1,5.

Exemplo 4: CASO PAR

Sejam as idades de 8 pessoas: 21, 24, 28, 31, 34, 35, 38, 38

A mediana corresponde a média aritmética dos dois valores centrais, que são 31 e 34. Assim:

Note que o valor 31 anos está na 4ª posição e o valor 34 anos ocupa a 5ª posição. Vamos obter essas posições utilizando a mesma fórmula do exemplo anterior:

Logo, a mediana corresponderá à média dos valores que ocupam as posições (centrais) calculadas.

ATENÇÃO!

A mediana não precisa ser um dos valores da distribuição e não deve ser arredondada!

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Exemplos de cálculo de mediana para dados agrupados sem classes

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Mediana- Caso II: Dados agrupados sem intervalos de classe

Para determinarmos à mediana de uma distribuição de dados discreta, vamos trabalhar com as situações de n par ou n ímpar que citamos nos exemplos do caso I. Para facilitar a localização da posição da mediana, utilizaremos a frequência acumulada.

Exemplo 1:  n ÍMPAR

Considerando a distribuição:

idades

fi

Fi

Significado de Fi (posições)

12

3

3

1ª a 3ª

14

5

8

4ª a 8ª

15

6

14

9ª a 14ª

16

2

16

15ª a 16ª

17

5

21

17ª a 21ª

total

21

---

---









Inicialmente, calculamos a posição ocupada pela mediana utilizando a regra de n ímpar:

21 / 2 + 0,5 = 10,5 + 0,5 = 11ª posição.

Na tabela, localizamos a linha que contém a 11ª posição, que no caso é a terceira linha. Verificamos o valor que está nessa linha, que no caso é a idade 15. Assim, Md = 15 anos.

Exemplo 2: n PAR

Considere a distribuição:

idades

fi

Fi

Significado de Fi (posições)

20

2

2

1ª a 2ª

21

5

7

3ª a 7ª

22

7

14

8ª a 14ª

total

14

---

---








Calculando a posição da mediana, utilizando a regra de n PAR:

14 / 2 = 7ª posição e a seguinte, ou seja, 8ª posição.

Ou seja, os valores centrais da distribuição ocupam a 7ª e 8ª posições.

Na tabela, vemos que a 7ª posição é ocupada pelo valor (idade) 21 anos, enquanto que a 8ª posição é ocupada pelo valor 22 anos. A mediana da distribuição será:

Md = (21 + 22) / 2 = 21,5 anos.

Mais uma vez, perceba que a mediana é um valor. As posições são calculadas apenas para que cheguemos a esse valor, que no caso é Md=21,5.

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Cálculo da mediana: caso par e caso ímpar

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Mediana - Caso III: Dados agrupados com intervalos de classe

Quando estamos trabalhando com variáveis contínuas, ou seja, quando os dados estão agrupados em classes, determinamos a classe na qual se encontra a mediana, que chamaremos de classe mediana. Neste caso, não nos preocuparemos se estamos trabalhando com uma quantidade de dados par ou ímpar, visto que apenas precisamos determinar a classe que contém a mediana. Em seguida, calculamos o valor da mediana através da fórmula:

em que:

LMd é o limite inferior da classe mediana;

Fant é a frequência acumulada da classe anterior à classe mediana;

h é a amplitude do intervalo da classe mediana;

fMd é a frequência simples (ou absoluta) da classe mediana.

ATENÇÃO!

Quando trabalhamos com variáveis contínuas, ou seja, aquelas que possuem classes, não devemos utilizar as regras do PAR ou do ÍMPAR apresentadas anteriormente. Neste caso, utilizamos a fórmula anterior para o cálculo da mediana.  

Exemplo 1

Considere a distribuição:

classe

fi

F i

Significado de Fi (posições)

180 |― 200

4

4

1ª a 4ª

200 |― 220

18

22

5ª a 22ª

220 |― 240

10

32

23ª a 32ª

240 |― 260

5

37

33ª a 37ª

260 |― 280

3

40

38ª a 40ª

total

40

---

---


Vamos verificar qual a classe que contém a mediana. Para isto, vamos calcular a posição ocupada pela mediana:

40 / 2 = 20ª posição.

Note que essa posição corresponde à classe 200 |― 220. Esta é a classe mediana. Utilizando a fórmula apresentada:

LMd = 200

Fant = 4

h= 220 – 200 = 20

fMd = 18

FIQUE DE OLHO

Note que o valor 217,78 está dentro da classe mediana definida inicialmente (200 |― 220). Caso não estivesse, possivelmente houve algum erro de cálculo ou na substituição dos valores na fórmula!

Exemplo 2

Considerando a distribuição:

Alturas (cm)

fi

Fi

Significado de Fi (posições)

150 |― 154

4

4

1ª a 4ª

154 |― 158

9

13

5ª a 13ª

158 |― 162

11

24

14ª a 24ª

162 |― 166

8

32

25ª a 32ª

166 |― 170

5

37

33ª a 37ª

170 |― 174

4

41

38ª a 41ª

total

41

---

---









Cálculo da classe mediana: 41 / 2 = 20,5ª posição. Vamos arredondar para a 21ª posição. Na tabela, identificamos que essa posição se encontra na classe 158 |― 162. Usando a fórmula:

LMd = 158

Fant = 13

h = 162 – 158 = 4

fMd = 11

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Exemplos de cálculo de mediana para dados com classes

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4. Exemplos resolvidos: média, moda e mediana

Vamos obter a média, a moda e a mediana para os casos a seguir.

Exemplo 1

Considere as notas obtidas por 25 alunos, numa avaliação de Estatística, distribuídas na tabela abaixo. Determine a média, a mediana e a moda.

Nota

fi

Fi

4

1

1

5,5

5

6

6

3

9

8,5

8

17

9

5

22

10

3

25

Total

25

---

Média: 

Moda: é o valor com maior frequência. Na tabela, vemos que a maior frequência é 8 e corresponde à nota 8,5. Logo, Mo = 8,5.

Mediana: inicialmente, calculamos a posição da mediana usando a regra do n ÍMPAR:

25/2 + 0,5 = 12,5 + 0,5 = 13ª posição. Utilizando a coluna da frequência acumulada, percebemos que o valor que ocupa a 13ª posição é a nota 8,5. Assim, Md = 8,5.

Resumindo: a nota média obtida na prova feita pelos 25 alunos é 7,7, sendo que a nota 8,5 ocorreu com a maior frequência (moda) e 8,5 é a nota que separa as 50% menores notas obtidas das 50% maiores (mediana).

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Exemplo 1 - média, moda e mediana

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Exemplo 2

A tabela abaixo indica o aluguel de um grupo de casas.


Classe

Aluguel (R$)

Nº de casas

Fi

x(ponto médio)

1

    0 |―  200

30

30

100

2

200 |―  400

52

82

300

3

400 |―  600

28

110

500

4

600 |―  800

  7

117

700

5

800 |―  1.000

  3

120

900


total

120

---

---


Média: para o cálculo da média, construímos, na tabela, a coluna do ponto médio, que corresponderá ao nosso xi. Aplicando a fórmula:

Moda: observando as frequências absolutas, percebemos que a segunda classe é aquela que possui a maior frequência, ou seja, a classe modal é 200 |―  400.

Calculamos as diferenças:

D1 = fMo – fant = 52 – 30 = 22

D2 = fMo – fpost = 52 – 28 = 24

Aplicando a fórmula de Czuber:

Mediana: inicialmente, calculamos a posição da mediana para, em seguida, determinar a classe mediana.

120 / 2 = 60ª posição

Esta posição está na segunda classe, ou seja, na classe 200 |―  400 (classe mediana).

Logo:

LMd = 200

Fant = 30

h= 400 – 200 = 200

fMd = 52

Aplicando a fórmula:

Resumindo: o aluguel médio das casas pesquisadas é R$ 335,00, sendo que o valor que mais ocorre é R$ 295,70 e o valor mediano encontrado foi R$ 315,40, ou seja, metade dos alugueis cobrados tem valor superior ao mediano e a outra metade possui valor inferior a R$ 315,40.

FIQUE DE OLHO

A mediana e a moda podem estar ambas na mesma classe ou podem estar em classes diferentes. Isso depende do conjunto de dados em estudo.

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Exemplo 2 - cálculo da média, moda e mediana em uma tabela com classes

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5. A média é representativa?

A média é uma medida que representa bem o conjunto de dados?

Consideremos os conjuntos de valores, por exemplo, de 5 provas feitas por um aluno A e um outro B:

A: 5, 5, 5, 5, 5

B: 0, 0, 5, 10, 10

Note que a média das provas de ambos alunos é a mesma, ou seja, mA = mB = 5. Porém, é nítido que os alunos não tiveram o mesmo desempenho ao longo das provas. Enquanto A se manteve constante, B foi muito mal no começo mas muito bem no final. Assim, só a média não é capaz de traduzir o conjunto de dados.

Dessa forma, com a utilização da moda e da mediana, passamos a ter uma visão melhor de como se comportam os dados em nosso conjunto (no caso que não temos acesso ao conjunto de dados brutos). Assim, vejamos uma tabela comparativa:

Grupo

A

B

Média

5

5

Moda

5

0 e 10

Mediana

5

5

Observando esses resultados, percebemos que o conjunto A possui uma variabilidade de notas maior que o do conjunto B, dando indícios que as notas em A foram mais homogêneas que as notas em B. Mesmo assim, para termos certeza disso, devemos calcular outras medidas estatísticas, chamadas de medidas de dispersão que estudaremos mais adiante.

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A média é representativa?

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6. Lista de Exercícios

1) Calcule a moda, a mediana e a média das seguintes séries:

i. 46, 44, 49, 45, 44, 48, 50, 42, 47

ii. 1, 1, 3, 2, 3, 5, 4, 5, 3, 3, 2, 2, 1, 1


2) Calcule a mediana e a média do conjunto de dados apresentados pela seguinte distribuição de frequências:

xi

8

12

16

20

fi

7

16

20

5


3) Determine a média, a moda e a mediana em cada caso:

 a) Em uma casa de repouso, as pessoas internadas têm as seguintes idades:

idade

Nº de 

pessoas

67

3

68

4

71

3

72

2

73

4

74

4

75

5

77

3

78

2

80

3

84

4

85

3

total

40


b) Considere a tabela, que representa a distribuição das áreas cultivadas, em hectares, de uma determinada região.

Dados: xi: área em hectares, fi: número de áreas cultivadas.

xi

fi

[0; 2[

30

[2; 4[

35

[4; 6[

60

[6; 8[

35

[8; 10[

15

[10; 12[

8

[12; 14[

2


4) A tabela abaixo indica os Custos, de uma determinada empresa, com encargos salariais:

Custos

fi

[450; 550[

8

[550; 650[

10

[650; 750[

11

[750; 850[

16

[850; 950[

13

[950; 1.050[

5

[1.050; 1.150]

1

Determine:

a) a classe modal;

b) a moda da distribuição;

c) a classe mediana;

d) a mediana da distribuição;

e) construa o histograma e o polígono de frequências da distribuição;

f) a média salarial.

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5) A tabela seguinte fornece o número de erros gráficos por página de certo livro.

número de erros

0

1

2

3

4

número de páginas

84

25

8

2

1

Calcular:

    a) o número médio de erros por página

    b) o número mediano

    c) qual é a moda da distribuição?

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6) Numa pesquisa entre 250 famílias de certa cidade constataram-se os seguintes dados:

nº de filhos

0

1

2

3

4

5

6

7

nº de famílias

45

52

48

55

30

10

8

2

Para a distribuição do número de filhos, calcular a média, a mediana e a moda.


7) Se os dados do problema anterior estivessem computados como segue:

nº de filhos

0

1

2

3

4

mais do que 4

nº de famílias

45

52

48

55

30

20

Qual das medidas (média, moda e mediana) não seria possível calcular?  

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8) Os dados seguintes referem-se ao tempo de vida (durabilidade) de 150 lâmpadas elétricas de certa fabricação, em centenas de horas.

Duração

nº de lâmpadas

0  |―    4

4

4  |―    8

12

 8  |―  12

40

12 |―   16

41

16 |―   20

27

20 |―   24

13

24 |―   28

9

28 |―   32

4

a) Qual é a moda?

b) Calcular a vida média das lâmpadas.

c) Qual é a mediana?


9) A média dos salários dos funcionários de uma determinada empresa é 5 salários mínimos (5 SM), enquanto que a mediana é 4 SM. Sorteando-se ao acaso um dos funcionários, o que é mais provável: que ele ganhe mais ou que ele ganhe menos do que a média dos salários?

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10) Uma prova foi aplicada a três classes, de 40, 48 e 46 alunos, e as médias de cada classe foram 6,0, 6,6 e 5,8, respectivamente. Qual é a média para os 134 alunos que fizeram a prova?

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11) O valor com maior frequência em uma distribuição é:

    a) a média                    b) a mediana                    c) a moda                    d) as três


12) Considere a seguinte distribuição referente a quantidade de acidentes semanais em determinado cruzamento de certa cidade:

nº de acidentes semanais em um cruzamento

0

1

2

3

4

mais do que 4

frequência

35

97

145

200

230

250

Qual das medidas (média, moda e mediana) não seria possível calcular?


13) Considere uma série estatística com 2351 elementos. A posição da mediana é representada pelo:

    a) 1175º elemento

    b) 1176º elemento

    c) ponto médio entre o 1175º e o 1176º elemento

    d) 1174º elemento

    e) ponto médio entre o 1174º e o 1175º elemento


14) Um professor, após verificar que toda a classe obteve nota baixa, eliminou as questões que não foram respondidas pelos alunos. Com isso, as notas de todos os alunos foram aumentadas de 3 pontos. Então:

    a) a média aritmética ficou alterada, assim como a mediana.

    b) apenas a média aritmética ficou alterada.

    c) apenas a mediana ficou alterada.

    d) não houve alteração nem na média nem na mediana.

    e) nada podemos afirmar sem conhecer o número total de alunos.

15) Calcule o número médio, mediano e modal de acidentes por dia em uma determinada esquina.

Números de acidentes por dia (xi)

Números de dias (fi)

0

30

1

5

2

3

3

1

4

1

Total

40


16) O gráfico a seguir mostra a distribuição de frequências das notas obtidas pelos alunos, da 2ª série do ensino médio, numa prova de Geografia. Determine:

a) a mediana dessa distribuição;

b) a moda dessa distribuição

c) a média das notas.

gráfico - exercício 16

17) As notas de um candidato em seis provas de um concurso foram:

8,4  ;  9,1  ;  7,2  ;  6,8  ;  8,7  ;  7,2

Determine:

a) a nota média;

b) a nota mediana;

c) a nota modal.


18) Os salários-hora de cinco funcionários de uma companhia são:

R$ 75 ; R$ 90 ; R$ 83 ; R$ 142 ; R$ 88

a) qual o salário médio?

b) qual o salário mediano?

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19) Considere as notas obtidas pelos alunos de uma classe em uma determinada prova:

Notas

Nº de alunos

2

1

3

3

4

6

5

10

6

13

7

8

8

5

9

3

10

1

Calcule:

a) a nota média;

b) a nota mediana;

c) a nota modal.

20) A partir de uma amostra de 70 pessoas obteve-se a tabela a seguir com as estaturas dos entrevistados:

Estaturas

(cm)

frequência

150├ 158

5

158├ 166

12

166├ 174

18

174├ 182

27

182├ 190

8

Determine, para essa distribuição:

a) a média;

b) a mediana;

c) a moda.

21) Os pesos de 40 pessoas que estavam fazendo um tratamento de emagrecimento numa determinada clínica de São Paulo foram agrupados na tabela a seguir:

Pesos

(kg)

fi

145 ├ 151

10

151 ├ 157

9

157 ├ 163

8

163 ├ 169

6

169 ├ 175

3

175 ├ 181

3

181 ├ 187

1

Determine, para essa distribuição:

a) a média;

b) a mediana;

c) a moda.

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22) Considerando a distribuição abaixo, determine:

xi

fi

3

4

4

8

5

11

6

10

7

8

8

3


a) a média;

b) a mediana;

c) a moda.

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23) O histograma abaixo apresenta a distribuição de frequência das faixas salariais numa pequena empresa.

histograma - exercício 23

Com os dados disponíveis, calcule a média, a moda e a mediana desses salários.

24) Obtenha a mediana nos casos a seguir:

a) 12, 15, 10, 13, 11, 19

b) 7, 7, 5, 4, 3, 5, 5, 2, 3

c)

idade

Frequência

10

5

11

7

12

6

13

8

total

26


d)

idade

Frequência

12

7

13

9

14

6

15

11

total

33


e)

Salários (R$)

Frequência

500 |-- 1000

17

1000 |-- 1500

12

1500 |-- 2000

11

2000 |-- 2500

5

total

45

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25) Considere a tabela a seguir:

nº de animais domésticos em uma residência

0

1

2

Mais que 3

Quantidade de residências

66

94

31

191

Qual das medidas (média, moda e mediana) não seria possível calcular?

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26) Considere uma série estatística com 4226 elementos. A mediana é representada pelo:

    a) 2112º elemento

    b) 2113º elemento

    c) 2114º elemento

    d) ponto médio entre o 2112º e o 2113º elementos

    e) ponto médio entre o 2113º e o 2114º elementos

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27) Em uma prova de vestibular, a banca examinadora verificou que uma questão estava mal formulada e, por isso, decidiu anular tal questão atribuindo 1 ponto a todos os candidatos. Após o acréscimo desse ponto, recalculou-se a nota média, mediana e modal obtida pelos candidatos. Pode-se dizer que:

a) Apenas a média e a moda sofreram alteração em seus valores.

b) Apenas a mediana e a moda sofreram alteração em seus valores.

c) Apenas a média e mediana sofreram alteração em seus valores.

d) A média, a moda e a mediana sofreram alteração com o acréscimo de exatamente 1 ponto.

e) A média, a moda e a mediana sofreram alteração, mas não é possível dizer em quantos pontos cada uma delas foi alterada.

28) Considere a tabela a seguir:


Nº de filhos

Frequência absoluta

0

X

1

12

2

20

3

Y

Total

Z

 

em que X < 4 e Y ≤ 5 com X,Y,Z números naturais diferentes de zero. Considere as seguintes afirmações:

I. X + Y = Z.

II. 0 < média < 3.

III. O valor modal é 20.

IV. A mediana é igual a 2.


Estão corretas as afirmações:

a) apenas II e III.

b) apenas II e IV.

c) apenas II, III e IV.

d) apenas III.

e) apenas II.

29) Foi realizada uma amostragem dentre os funcionários de uma empresa e os salários de 40 funcionários pesquisados estão classificados segundo a tabela a seguir:

Com relação à tabela:

a) Calcule o salário médio.

b) Determine o desvio padrão dos salários.

c) Determine o salário modal.

d) Construa o histograma da distribuição.

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30) Em um curso semanal, há 62 alunos inscritos. No último mês, ocorreram 4 aulas. O professor contabilizou, quantas faltas tiveram os seus alunos e organizou os dados na tabela a seguir:

A tabela nos mostra que, por exemplo, 14 alunos faltaram em 2 aulas daquele mês.

a) Qual a quantidade de faltas média desses alunos?

b) Qual o valor mediano das faltas?

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Respostas dos Exercícios

1) a) média=46,1   Mo = 44   Md = 46

b) média =2,6   Mo = 1 e 3   Md = 2,5

2) média =13,9   Mo = 16   Md = 16

3)a) média =75,3   Mo = 75   Md = 74,5        

b) média =5,02 Mo=5   Md = 4,92

4) a) [750; 850[

b) 812,5

c) [750; 850[

d) 768,8

e)

f) 754,7

5) a) 0,425      b) 0        c) 0

6) média=2,18    Mo = 3   Md = 2

7) média não é possível calcular; Mo = 3; Md = 2.

8) a) 12,27      b) 14,53        c) 13,85

9) menos

10) 6,15

11) c

12) média e moda não conseguimos calcular; Md = 4.

13) b

14) a

15) média = 0,45 ; moda = 0; mediana = 0

16) a) 7       b) 7       c) 6,6

17) a) 7,9   b) 7,8   c) 7,2

18) a) R$ 95,6   b) R$ 88

19) a) 5,92    b) 6    c) 6

20) a) 172,4   b) 174   c) 176,6  

21) a) 159,4   b) 157,8   c) 150,5  

22) a) 5,4    b) 5    c) 5

23) =708,33    Mo = 291,67   Md = 428,57

24) a) 12,5

b) 5

c) 12 anos

d) 14 anos

e) R$ 1229,17

25) média, moda e mediana

26) e

27) d

28) b

29) a) R$ 2120,00

b) R$ 893,05

c) R$ 1625,00

d)

30) a) 1,60 faltas

b) 1,5 faltas

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